Meiotom - Concursos literários


 

 

CONCURSOS

REGULAMENTO
O X FESTIPOEMA - Festival de Poemas de Pindamonhangaba, promoção conjunta do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e da Academia Pindamonhangabense de Letras, compõe-se de um concurso de autoria de poemas e um concurso de interpretação.
1. OBJETIVO:
O X FESTIPOEMA visa estimular a criação poética, valorizar e divulgar a poesia, bem como incentivar a arte da interpretação da poesia e estimular no público o interesse pelas manifestações artísticas.
2. PARTICIPANTES:
Do concurso de autoria podem participar todos os poetas do país. São três as categorias de participantes: Adulto – acima de 18 anos; Juvenil – de 12 a 17 anos; Infantil – menos de 12 anos.
2.1 – Cada autor pode inscrever até 3 (três) obras, porém somente uma delas poderá ser selecionada. 2.2 – Ao inscrever as obras, o candidato assume que as mesmas são de sua autoria, isentando aos organizadores de qualquer responsabilidade com relação a possíveis questionamentos sobre plágio, falsa autoria e a interpretação da mesma pelo ator. 2.3 – Os poemas selecionados serão interpretados por atores ou autores que participarão ou não da Oficina proposta pela Coordenação do Festival. Observação – Os autores devem informar na ficha de inscrição o interesse em interpretar sua obra.
3. OBRAS: Podem concorrer quaisquer poemas, com 35 (trinta e cinco) versos no máximo, de forma fixa ou de forma livre, com qualquer temática, inéditos ou não, desde que não tenha participado de outra edição do FESTIPOEMA.
4. FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:
Devem ser digitados no Word, Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo, Folha A4, Margem lateral esquerda 2,5 cm;
5. INSCRIÇÕES: Até o dia 18 de agosto de 2017 Enviar a FICHA DE INSCRIÇÃO e a (s) OBRAS para o e-mail: cultura.pindamonhangaba@hotmail.com com os dizeres: INSCRIÇÃO PARA O X FESTIPOEMA. Na obra deve constar apenas o Título e o pseudônimo.
6. INFORMAÇÕES e-mail: cultura.pindamonhangaba@hotmail.com - Fone: 3642-1080 / 3643-2690

Academia Pindamonhangabense de Letras
7. SELEÇÃO: As obras serão selecionadas pela Academia Pindamonhangabense de Letras através de um Júri de Seleção, composto por 5 (cinco) de seus membros. Cabe ao júri, além de selecionar os trabalhos, fazer as pesquisas destinadas e, dentro do possível, eliminar a possibilidade de seleção de trabalhos com autoria falsa ou com plágio. • Na escolha dos trabalhos, o Júri de Seleção deverá considerar, além de outros a seu arbítrio, os critérios de Coerência, Originalidade, Elegância, Correção gramatical e, no caso de poemas de forma fixa, Fidelidade à Forma Escolhida. • As decisões do Júri de Seleção são irrecorríveis.
8. DIVULGAÇÃO DOS POEMAS SELECIONADOS:
No dia 01 de setembro de 2017 será divulgado os poemas selecionados no Departamento de Cultura. A relação será publicada em ordem alfabética, sem a classificação. •Atendendo a Lei n. ° 4.226, de 16 de novembro de 2004, com o programa “Poesia no Ônibus”, os Poemas Selecionados serão impressos em Cartazes, sendo 01 ou mais por cartaz, e colocados nos ônibus circulares do município, após a seleção, se estendendo até a premiação.
9. OFICINA DE INTERPRETAÇAO AOS SELECIONADOS
• Será formada uma equipe de Diretores de Teatro do Município que, nos dias 16, 17, 23 e 24 de setembro, em local a ser definido, ficarão responsáveis pela orientação dos participantes sobre técnicas de interpretação, entendimento do texto, intenção corporal, figurino, etc. Os selecionados serão contatados pelo Departamento de Cultura.
10. APRESENTAÇÃO:
• As obras selecionadas serão apresentadas nos dias 30 de setembro e
01 de outubro de 2017, no Espaço Cultural Teatro Galpão. Os ingressos serão gratuitos, podendo ser retirados no dia do espetáculo, com 1 hora de antecedência, na bilheteria. As 30 obras selecionadas serão divididas e apresentadas nos dias divulgados. Para os intérpretes não há qualquer exigência quanto a local de residência, trabalho ou estudo. Cada intérprete poderá apresentar até dois poemas. O Júri, após as apresentações do segundo dia de espetáculo, deverá se reunir para decidir sobre a premiação dos poemas e intérpretes, vedando-se o empate. As decisões do Júri são irrecorríveis. • A interpretação dos poemas infantis e juvenis, não poderão dar alusão a drogas, sexo ou quaisquer outras coisas que não venham de encontro com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
11. PREMIAÇÃO:
A premiação ocorrerá em 01 de outubro, após as apresentações da noite, cabendo aos premiados:
Categoria Adulto: Troféu “Baltazar de Godoy Moreira” Troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar.
Categoria Juvenil: Troféu “Juó Bananéri” Troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar.
Categoria Infantil: Troféu “Bertha Celeste Homem de Mello” Troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar.
Prêmio para o Melhor Intérprete: Troféu “Augusto César Ribeiro” Troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar.
Prêmio Revelação: Troféu “Athayde Marcondes”
12 – CASOS OMISSOS - Os casos omissos serão decididos de comum acordo entre os representantes do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba e da Academia Pindamonhangabense de Letras. Comissão Organizadora

Academia Pindamonhangabense de Letras