Meiotom - reflexão


 

um poeta conrtra a discurseira, em defesa do rigor

Moacir Amâncio

 

A poesia de Guido Bilharinho tem feitio ungarettiano. O que significa: cada palavra deve ser lida em todo o seu potencial. Ao mesmo tempo ele trabalha a distribuição das frases no papel, que obedecem a um traçado geométrico. Quase todos os poemas do livro de estréia, Aspectos, são rigorosamente retangulares, com palavras quebradas de modo  arbitrário, embora com criatividade. Isso permite a obtenção de sons e imagens que se revelam de estalo. A palavra imagens é fundamental. O outro pólo da estética do poeta está na montagem cinematográfica. As teorias sobre a construção de sentidos com a prestidigitação dos dados estão presentes em todo o livro, bela edição em papel couchê. Exemplo ao acaso, da pág. 11:

pedra      mudez        tó
picos                 ângulos

tempo     pó          ondu
lações            argamassa

anos     fumaça        ven
tanias   açoites           raí
zes      grinaldas         av
es           de        espigas

Observe-se a seqüência de concretudes e abstrações que se colocam na paisagem poética de Bilharinho de modo caótico a princípio e que se organizam com rapidez para atingir a transcendência apoteótica graças ao abracadabra da fusão, sugerida não só pela metamorfose das espigas em aves de ouro (renascimento, fênix?), como também pelo achado cubista do es de espigas. Tudo se orquestra nessa insuspeitada celebração da fertilidade, à sombra de Ceres. A métrica, fatalidade da língua, às vezes se impõe apesar do autor, que trabalha o ritmo visual.

Poesia contemporânea que deve ser lida pelo que ela é. Óbvio, ninguém descobrirá os textos de Guido Bilharinho nas livrarias. É preciso pedir à Dimensão Edições.

(O Estado de São Paulo/SP, 4 de julho de 1992)

in: Espécies - 2005 - Livro de Poemas de Guido Bilharinho - p. 59.

Do livro Espécies: noturno

noite    atra  lua

focos   nuanças

pontos         tra
ços      espaços

invisíveis    notu
rnos  horizontes

INSTITUTO TRIANGULINO DE CULTURA
CP 140
38001-970 - UBERABA - TRIÂNGULO