Meiotom - resenhas


 

TEMAS DE PSICOLOGIA EM SAÚDE

CARLOS ALBERTO PESSOA ROSA

"Este livro é fruto da experiência de super- visão da relação profissional-paciente, com grupos médicos e paramédicos, ao longo de doze anos, no Centro de Saúde da Escola Paulista de Medicina, Unifesp."

A relação profissional-paciente deteriora-se a cada dia. Nada melhor do que encontrar um livro que apresenta a experiência de um profissional que no exercício diário abre a discussão sobre as angústias que afligem todos aqueles que se dedicam ao tratamento da saúde, sejam médicos, enfermeiros ou atendentes. Desenvolvendo a temática sob um prisma moderno, não deixa de lançar-se aos ensinamentos que a mitologia nos lança. A questão não é atual, mas agrava-se em uma época em que a dessacralização é a regra e o homem, nunca tão individualista,  aventura-se em futuro incerto.

O livro serve não somente aos estudantes de medicina, enfermagem e psicologia, mas a todo profissional que se dedica à árdua tarefa da compreensão do outro. Com certeza, também aos leitores que desejam compreender o motivo de uma prática médica que olha o homem como um número ou uma doença, não como um Ser em seu aspecto biológico, social e psicológico. Falamos em alteridade, de respeito às diferenças, mas a prática diária nos mostra que estamos cada vez mais distantes desses preceitos.

Benetton nos oferece um raro momento de reflexão. Seu livro marcará a importância de sua iniciativa.

Carlos Alberto Pessoa Rosa