Meiotom - resenhas


 

 

TÂNIA DU BOIS

POESIA EM CADA LINHA

por Tânia Du Bois

 

            A natureza está em festa; os poemas chegam para me encantar com as palavras mágicas, brindar com variedades de poetas, com diferentes manifestações.

            "O poema: o poema / essa estranha máscara / mais verdadeira do que a própria face..." (Mário Quintana).

            "A poesia sou eu //... / a poesia somos todos nós." (Murilo Mendes).

            "As palavras enlouquecem” (Jaime Vaz Brasil). Elas nos trazem dias claros, iluminados, como: "gosto de quem gosta / deste céu / desse mar / dessa gente feliz / bem que eu quis escrever um poema de amor e o amor... / estava em tudo quanto eu amei / e no poema que eu fiz / tinha alguém mais feliz do que eu..." (Ismael Neto e Antônio Maria).

            "Os poemas é um tropeço / nos móveis da sala escura" (Jaime Vaz Brasil) e a "poesia é um segredo / feito de êxtase e medo / que não confio a ninguém / - nem a mim mesmo" (Lêdo Ivo).

            "O poeta é poeta sempre. Acredito que não existem bons ou maus poetas. Poesia é descobrir a essência mágica da palavra" (Carlos Higgie).

            "... poesias, a poesia é / - é como a boca dos ventos na harpa //... / raiz entrando em orvalhos... / os silêncios sem poro //... - e é livre como um rumo nem desconfiado" (Manuel de Barros).

            "A poesia é a lógica mais simples. Isso surpreende... A lógica da verdade pelos pontos falsos". (José Carlos Capinan).

            "Lugar sem comportamento é o coração" (Manuel de Barros). "Eu não sabia explicar nós dois / Ela mais eu, porque eu e ela / Não conhecia poemas / Nem muitas palavras belas... (Chico Buarque).

            Nas entrelinhas presume-se que o escritor deva ser movido também por sonhos, mas sonhar não é o suficiente para dar a alguém a condição de escritor. Precisão e competência é, sem dúvida, a palavra que resume toda a caminhada de um escritor. De suas atitudes, fantasias e preparação é que depende para escrever um poema. "... elaborar uma linguagem poética que expressa a complexidade do real... / uma poesia que nos ajudasse a nos assumir a nós mesmos" (Ferreira Gullar).

            "Eu até achava inspiração / quantas vezes eu cantava / quando não podia nem falar / é que o meu violão me ajudava / a trazer esperança / dentro de um poema" (Paulinho da Viola).

            "Todo poema é para mim,... algo carregado de emoção. O tema é um ponto de partida para um poema e não um ponto de chegada, da mesma forma que a bem-amada é um pretexto para o amor" (Mário Quintana).

            "Não têm sido poucas as tentativas de definir o que é poesia. Desde Platão e Aristóteles até os semânticos e concretistas modernos, insistem filósofos, críticos e mesmo os próprios poetas de dar uma definição da arte de exprimir versos... O material do poeta é a vida. Seu instrumento é a palavra... A poesia é a mais humilde das artes. Mas para o poeta a vida é eterna. Diz-se que ao poeta é um criador... Só a poesia pode salvar o mundo de amanhã e a humildade diante de sua voz... o povo poderá cantar seus próprios cantos, porque os poetas serão em maior número e a poesia há de velar" (Vinícius de Moraes).

Voar com liberdade na imaginação e ler com olhos livres as entrelinhas é ir além do limite, conquistar o mundo reservado à poesia.